21 de outubro de 2010

Experiência Perro Loco

Já faz 2 meses que o Festival Perro Loco passou, mas ainda acho que há tempo para descrever um pouco a experiência de ter ido lá representar o Entre Passos.

O festival aconteceu na Universidade Federal de Goiânia, dentro do campus, num auditório especialmente construído para sessões de cinema. Muito legal! Durante os dias do festival, pela noite, havia festas dentro do campus, estilo "palquinho da Federal", com bandas e cerveja!

Como me envolvi com o cineclubismo durante a universidade, fui me afastando aos poucos da produção cinematográfica. Desde o final da faculdade, não participei da produção de nenhum outro curta-metragem. Às vezes, me sentia um peixe fora d'água nas conversas (mas lá também teve encontro de cineclubistas, no qual participei de bicão!).

No dia da sessão do Entre Passos, a van atrasou um tempãooo para nos buscar na chácara, o que me deixou mais nervosa, mas como eles atrasaram o início da sessão, consegui assistir a todos.
A curadoria do festival não tem uma preocupação de (tentar) relacionar os temas dos curtas, então o EP se destacou. Não tinha nada parecido. Talvez o mais assim, numa mesma linha, era o "Eu Não Caibo Mais Aqui", que era como um exercício para explorar a Arte na cena e sua relação com o personagem. Bem legal!

Lá as discussões são ao "final do dia", depois das duas sessões da Mostra Competitiva, o que ajuda a pulverizar o debate, pois nem todo mundo assiste às duas sessões, o que fez com que gente que estivesse no debate não tivesse assistido ao EP.
As perguntas, num geral, foram mais sobre como o filme foi realizado tecnicamente do que sobre temas que ele levanta. Isso para os outros filmes também. Mas aí a gente acha uma brechinha e inclui o que a gente quer falar. hehe.
Me deu vergonha uma hora em que me perguntaram algumas referências de videodança no Brasil e não me lembrava do nome de nenhum realizador. Como nunca mais estudei o assunto, realmente parei de acompanhar o que está sendo produzido, além de não ter voltado a essas referências, não soube o que dizer a não ser so sorry!

A impressão que tive é de que as pessoas não entenderam o filme e não gostaram por isso. Ou então simplesmente não gostaram. Nem os outros realizadores falaram muitas coisas, só "parabéns". Mas por que você me parabeniza? Ninguém sabia dizer.

Durante um tempo, fiz várias auto-críticas em relação ao filme, o que dificultava que eu gostasse dele. E tinha um pouco de medo das críticas também. Mas depois dessa sessão, estava tão pronta para discutir o filme que fiquei um pouco decepcionada quando as pessoas não demonstraram tanto interesse nisso.

Na minha opinião, todo realizador deveria ter a experiência de apresentar seu filme ao público e conversar com ele, independente se foi produtor, diretor de som... cinema é uma experiência coletiva, todos tem uma opinião sobre o filme no qual trabalham. Isso fortalece o trabalho do realizador, o torna mais consciente dos pontos fracos e dos pontos fortes do trabalho, faz com que os seguintes sejam propostas mais consistentes.

A possibilidade de representar o EP em Goiânia foi bastante gratificante!
Mais um festival pro filme!
Já ficou grande o post.

saudações!

16 de outubro de 2010

Entre Passos na Bolívia!

É com muito orgulho que vamos participar de mais um festival internacional! Dessa vez é o Cuerpo Digital - Festival Internacional de Videodanza que acontece de 25 a 30 de outubro na cidade de Cochabamba, na Bolivia.

Será nossa segunda participação em um festival de vizinhos latinoamericanos, depois da participação no Festival de Videodanza do Uruguai, em novembro de 2009.

Confira no site todos os selecionados e a programação: http://videodanzabolivia.blogspot.com/